Martin Luther King Jr.




Foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. 


Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e económicos.






Nasceu no dia 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, um estado da Geórgia e formou-se em Sociologia em 1948 na Morehouse College.
Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer e dois anos depois (1953) casou-se com Coretta Scott King com quem teve 4 filhos. 
No ano seguinte(1954) tornou-se pastor da Igreja Baptista da cidade de Montgomery (estado da Virgínia).
Em 1955, tornou-se Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston e nesse mesmo ano foi um dos líderes do movimento de revolta às empresas de transportes públicos da cidade de Montgomery. O objetivo deste movimento era pressionar o governo a acabar com a discriminação que havia contra os negros nos Transportes Públicos dos EUA. Finalmente a Suprema Corte Americana aceitou as reivindicações dos ativistas e terminou com a discriminação no sistema de transportes públicos.
Em 1957, Martin participou na Fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul. Luther King liderou a CLCS, que lutava pelos direitos civis.

Na década de 1960, Martin liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial. 
Em 14 de Outubro de 1964, Luther King recebeu o Prémio Nobel da Paz como recompensa da sua luta pacífica que pôs fim ao preconceito racial nos Estados Unidos.
Em 1967, King fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietname.
Em 1968, Luther King organizou a Campanha dos Pobres, pregando a Justiça Social e Económica.
Em função de todas as suas oposições sociais e políticas, Martin despertou muito ódio àqueles que defendiam a discriminação nos EUA. 
Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos. 



Martin Luther King foi assassinado na manhã de 4 de Abril de 1968, antes de uma marcha, no seu quarto de hotel na cidade de Memphis.


Os seus atos políticos e sociais foram fundamentais nas mudanças que se seguiram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segragacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido apenas nos Estados Unidos, Luther King é  hoje lembrado em todo o mundo, como o símbolo da luta pacífica pelos direitos civis.

Durante o seu cargo na política, Luther King disse algumas frases que fizeram o mundo pensar... e aqui estão algumas:

-"Um verdadeiro líder, em vez de buscar o consenso, molda-o."
- "O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... o que mais preocupa é o silêncio dos bons."
-"Quase sempre minorias criativas e dedicadas transformam o mundo num lugar melhor."
-"Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."
-"Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio."
-"O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor."
-"A verdadeira paz não é somente a falta de tensão, é a presença de justiça."
-"Temos que combinar a dureza da serpente com a suavidade da pomba, uma mente dura e um coração tenro."
-"Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa."
-"O Amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo."


Fonte: SuaPesquisa






Sem comentários:

Enviar um comentário