Cleópatra


Foi a última rainha da Dinastia Ptolomaica e foi ela quem governou o Egito depois da invasão grega sobre os Egípcios.
Era filha de Ptolomeu XII e tinha uma irmã.

Subiu ao trono aos seus 17 anos, após a morte do pai. Contudo, teve de dividir o governo do país com seu irmão, Ptolomeu XIII com quem chegou a casar e depois com Ptolomeu XIV.

Cleópatra ficou principalmente famosa por causa da sua grande preocupação com o luxo da corte e com a sua beleza.
Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas, tais como: diamantes, esmeraldas, safiras e rubis) que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.
Porém, a sua paz não durou muito, porque a luta pelo governo do Egito entre ela e seu irmão, provocaram uma grande instabilidade económica e política para todo o povo egípcio.
Acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma.  


Cleópatra e Júlio César
Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Júlio César.
Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhecê-lo. Tornaram-se amantes e Júlio César ajudou-a a assassinar seu irmão em 51 a.C. Após isto, tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu à luz Cesarion. 



Cleópatra e Marco António
Cleópatra regressou ao Egito após o assassinato de César, em 44 a.C. Ainda mais ambiciosa, tomou conhecimento da posição importante que Marco António exercia na Anatólia (ocupava o cargo de  governador da porção oriental do Império Romano).
Estimulada pela ambição que lhe era comum, a rainha seduziu este outro romano iniciando com ele um relacionamento amoroso em 37 a.C. 
Durante o período que estiveram em Alexandria, Cleópatra teve dois filhos. 
Marco António, em troca, devolveu-lhe os territórios de Cirene e outros, que até aquele momento, estavam sob o domínio do Império Romano.

A atitude de Marco António, que se deixava dominar cada vez mais pelo poder de sedução da rainha, devolvendo-lhe as terras que haviam sido conquistadas pelo Império Romano, incomodou de tal forma o Senado romano, que, este, declarou guerra a ambos. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Ácio, ambos cometeram suicídio, Cleópatra deixou-se ser picada por uma serpente, em Alexandria, no ano 30 a.C. 
 
Após esta sucessão de acontecimentos, o Egito voltou às mãos de Roma.


Outros: 
A vida de Cleópatra já foi retrata num filme. Em 1963, foi lançado o filme com o título de Cleópatra. A rainha egípcia foi interpretada por Elizabeth Taylor. Com 242 minutos de duração, o drama se tornou um clássico do cinema internacional.
Não consegui arranjá-lo no Youtube... espero que não haja problema.

Fonte: SuaPesquisa

Sem comentários:

Enviar um comentário